GCM de Botucatu realiza visita técnica ao Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de São Carlos
Nesta quarta-feira (9), representantes da Guarda Civil Municipal de Botucatu realizaram uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO) da GCM de São Carlos (SP). A comitiva foi composta pelo Secretário Municipal de Segurança, Sargento PM Laudo Gomes da Silva, pelo Subcomandante Paulo Henrique Rezende da Silva, pelo Inspetor Sílvio Henrique Aparecido Prado e pelo Inspetor Felipe Alexandre Montanheiro Barbosa.
Recepcionados por autoridades da segurança pública de São Carlos, os representantes de Botucatu foram acolhidos pelo Secretário de Segurança, Michael Yabuki, pelo Secretário Adjunto Coronel PM Paulo Belonci, pelo Diretor de Operações de Inteligência e Tecnologia, Evandro Gimenes Mione, pelo Comandante Célio Ramos de Godoi e pelo Chefe de Equipe do CCO, GCM Gilson Gonçalves Cesário.
O Centro de Controle Operacional da GCM de São Carlos funciona na base avançada “Edélcio Leme de Almeida” e opera 24 horas por dia, com um sistema moderno de videomonitoramento por câmeras espalhadas por toda a cidade. O local também atende às demandas recebidas pelo telefone 153, central de alarmes e pelos rádios da corporação.
A estrutura do CCO permite o controle em tempo real de procedimentos, comportamentos e eventos em áreas consideradas críticas. Com tecnologia de análise de conteúdo, as imagens captadas são monitoradas continuamente, permitindo uma resposta rápida por parte das viaturas operacionais em caso de ocorrências.
Além do monitoramento, a base avançada abriga uma central de patrulhamento 24 horas com duas equipes em regime contínuo. No local, também é realizada a requalificação e formação online dos agentes, além da possibilidade de registros de boletins de ocorrência via internet.
A visita faz parte da busca constante da GCM de Botucatu por inovação, especialização e boas práticas em segurança pública. O objetivo é alinhar os trabalhos desenvolvidos no Centro de Operações Integradas (COI) do município com experiências bem-sucedidas de outras cidades. A corporação reafirma, assim, seu compromisso de “Servir e proteger a comunidade sempre”.