APICUESTA e Polícia Civil reforçam estratégias contra furtos de melgueiras em Itatinga
Nova tecnologia de rastreamento e vídeo-monitoramento será utilizada para agilizar ações de segurança na área rural
A Polícia Civil de Itatinga e a Associação dos Apicultores do Município de Itatinga (Apicuesta) realizaram, na tarde desta terça-feira (12), mais uma reunião voltada ao enfrentamento dos furtos de melgueiras na região. Além de discutir novas estratégias de combate a esse tipo de crime, os participantes conheceram equipamentos de última geração que serão implantados nos apiários locais e em outros municípios atendidos pela Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu.
O encontro, realizado na Sala do Agro da Delegacia de Polícia de Itatinga, contou com a presença de policiais civis e do presidente da Apicuesta, Joel Santiago de Andrade. Com ampla experiência técnica, ele apresentou o funcionamento das novas ferramentas de rastreamento e vídeo-monitoramento, que estarão disponíveis aos associados a partir desta quarta-feira (13).
Segundo Andrade, as imagens e os sinais dos rastreadores instalados nos apiários serão armazenados em um servidor da associação. Por meio de um moderno software, as forças de segurança poderão agir de forma rápida e precisa após qualquer ocorrência, identificando a localização exata das melgueiras furtadas ou danificadas, bem como obtendo fotos dos veículos utilizados no transporte ilegal.
A Polícia Civil reforça que a colaboração da população é essencial no combate aos crimes rurais. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (14) 3813-6414 (Grupo de Investigação em Área Rural da DIG Botucatu), (14) 3848-1155 (Delegacia de Polícia de Itatinga), 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disk Denúncia), com garantia de anonimato.