Cumprimento de mandado resulta na apreensão de sete cães em Botucatu; responsável já havia sido flagrada em outras ocorrências de maus-tratos
Sete cadelas da raça Spitz Alemão foram resgatadas em condições insalubres; responsável foi presa em flagrante e levada à Cadeia Pública de Itatinga.
Na manhã desta terça-feira (16), uma operação da Polícia Civil, com apoio do Departamento de Proteção Animal (DPA) e da médica veterinária da Prefeitura de Botucatu, resultou na apreensão de sete cadelas da raça Spitz Alemão em uma residência na Vila dos Lavradores, em Botucatu.
Segundo o boletim de ocorrência, os animais foram encontrados em condições insalubres, apresentando grande infestação de pulgas, alterações dermatológicas, secreção ocular, edema conjuntival, gengivite, pelame sujo de fezes e urina, além de baixo escore corporal. A responsável pelo local, uma mulher de 66 anos, foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a mesma moradora já havia sido alvo de outras apreensões de animais em situação de maus-tratos. Com a confirmação das irregularidades, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante, determinando a imediata transferência da indiciada para a Cadeia Pública de Itatinga.
Os animais foram encaminhados ao canil municipal, onde passam por avaliação e acompanhamento veterinário. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.