Free xml sitemap generator
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

TENENTE-CORONEL ALEXANDER CAGLIARI MACHADO COMPLETA 30 ANOS DE SERVIÇOS NA POLÍCIA MILITAR DE SP

Publicada em: 05/02/2026 17:21 -

TENENTE-CORONEL ALEXANDER CAGLIARI MACHADO COMPLETA 30 ANOS DE SERVIÇOS NA POLÍCIA MILITAR DE SP

O Tenente-Coronel da Polícia Militar Alexander Cagliari Machado, natural de Botucatu, completou 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ingressado na corporação em 29 de janeiro de 1996, ele construiu carreira iniciada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde concluiu o Curso de Formação de Oficiais, com bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Declarado Aspirante a Oficial em dezembro de 1999, Cagliari Machado foi promovido ao longo dos anos aos postos de 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão e Major, até alcançar o posto de Tenente-Coronel, em agosto de 2024, por ato do Governador do Estado.

Durante sua trajetória profissional, atuou em unidades operacionais estratégicas da PM paulista, como o 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (ROTA), o 3º BPChoque, o 53º BPM/I e o 12º BPM/I, onde exerceu funções operacionais e administrativas, incluindo o comando da unidade. Entre os projetos conduzidos ao longo da carreira estão a implantação do Canil da Polícia Militar em Botucatu, a construção da nova sede da 1ª Companhia e a modernização estrutural do 12º BPM/I, com adoção de tecnologias de monitoramento e reconhecimento facial.

Além da atuação operacional, o oficial possui formação acadêmica nas áreas de Direito e Administração Estratégica, com mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Também concluiu o Curso Superior de Polícia e especializações voltadas ao gerenciamento de crises e negociações com reféns, incluindo certificação internacional junto ao FBI. Atuou ainda por mais de uma década como instrutor em cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar.

Ao longo da carreira, participou de diversos cursos técnicos e operacionais, abrangendo áreas como segurança de autoridades, direitos humanos, tiro defensivo, policiamento de eventos, trânsito urbano e atendimento de ocorrências com explosivos.

O Tenente-Coronel é condecorado com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, a Medalha de Valor Militar – Grau Bronze e o Colar Sesquicentenário Liberal de 1842.

Desde 2024, está à frente do Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Botucatu, responsável pelo policiamento ostensivo de 13 municípios da região, que concentram uma população estimada em mais de 400 mil habitantes.

#PolíciaMilitar #PMESP #Botucatu #12BPMI #SegurançaPública #CarreiraPolicial #ComandoRegional #PoliciamentoOstensivo #InteriorDeSP #ServiçoPúblico #HistóriaDaPM

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...