Prefeitura divulga nota sobre atendimento a adolescente com suspeita de torção testicular em Botucatu
A Prefeitura de Botucatu divulgou nota oficial esclarecendo os fatos relacionados ao atendimento de um adolescente de 15 anos que procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) de Rubião Júnior no último dia 6 de fevereiro, relatando dores na região dos testículos.
De acordo com o comunicado, o jovem chegou à unidade às 10h50, desacompanhado, conduzindo uma motocicleta. Ele passou por triagem e foi atendido por médico às 11h02, quando foi realizado exame clínico e levantada a hipótese diagnóstica de torção testicular.
Ainda segundo a nota, como o paciente era menor de idade e estava sozinho, a responsável legal foi contatada por telefone. A profissional de saúde informou sobre a necessidade de encaminhamento imediato para um serviço de urgência e ofereceu transporte por ambulância da Secretaria de Saúde até o Pronto Socorro Adulto. Conforme a Prefeitura, a mãe optou por realizar o transporte por meios próprios. O adolescente deixou a unidade às 11h18.
O jovem deu entrada no Pronto Socorro Adulto às 13h56, acompanhado da mãe. Ele passou por nova triagem, atendimento médico e medicação. Às 15h47, foi reavaliado, sendo constatada piora do quadro de dor. Diante disso, o médico solicitou transferência para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para realização de exames complementares.
A solicitação de transferência via sistema CROSS foi registrada às 17h09, com autorização às 17h35. No entanto, segundo a nota, no momento em que o paciente foi chamado para o transporte, foi constatada sua evasão do local.
A Prefeitura informou que segue apurando os fatos, inclusive a alegação de que o adolescente teria deixado a unidade e seguido a pé até o Hospital das Clínicas. O município afirmou ainda que eventuais irregularidades serão apuradas e, se confirmadas, as medidas cabíveis serão adotadas.
#Botucatu #NotaOficial #SaúdePública #PrefeituraDeBotucatu #Esclarecimento #AtendimentoMédico #Transparência #USFRubiãoJúnior #ProntoSocorro #SaúdeMunicipal #CasoEmApuração
