
Maysa Furlan, química e docente titular do IQ (Instituto de Química) do campus de Araraquara, tomou posse como a primeira reitora da história da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita). Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (15), na capital paulista, a nova reitora destacou a relevância de parcerias e da continuidade do financiamento das universidades.
Eleita para liderar a instituição, que possui 34 unidades universitárias em 24 cidades do interior de São Paulo, Maysa também defendeu uma gestão séria e compartilhada com a comunidade acadêmica, com respeito às diferenças, defesa da autonomia universitária e aproximação com soluções para problemas da sociedade. César Martins, da Unesp Botucatu, foi empossado como vice-reitor.
Maysa Furlan, nova reitora da Unesp
Natural de Mirassol, no interior paulista, Maysa iniciou sua trajetória acadêmica na graduação da própria Unesp, em 1978, no campus de Araraquara. Fez mestrado e doutorado na USP e, após concluir a pós-graduação, retornou à Unesp em 1987 como docente, iniciando o percurso que culminou no ato desta quarta-feira: o recebimento das insígnias do reitor cessante Pasqual Barretti. Ela é a 15ª pessoa a ocupar a reitoria da Unesp.