Um levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que Botucatu ocupa a 39ª posição entre os municípios com maior índice de estupros e estupros de vulnerável no Brasil. O estudo, divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, traça um panorama da criminalidade no país e destaca dados alarmantes.

Com uma taxa de 67,5 estupros por 100 mil habitantes, Botucatu lidera o ranking entre as cidades paulistas. Em seguida, aparecem Barretos (62,9) e Ourinhos (60,9).

A metodologia do levantamento considera a soma das vítimas de estupro e estupro de vulnerável, conforme informações repassadas pelos órgãos estaduais de segurança pública.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Botucatu registrou 94 casos de estupro em 2023, sendo 67 contra vulneráveis e 27 contra maiores de idade. Os meses com maior incidência foram janeiro (13 casos), agosto (13), março (12) e outubro (10).

Em 2024, a Polícia Civil já contabiliza 35 ocorrências de violência sexual na cidade, reforçando a necessidade de ações preventivas e políticas públicas para o enfrentamento dessa realidade preocupante.

Deixe seu Comentário