No ar: ...

...

Maestro de Botucatu leva música e intercâmbio cultural a Cusco, no Peru

Publicada em: 25/04/2025 13:15 - Cultura

O maestro de Botucatu Franklin Ramos está em Cusco, no Peru, onde realiza uma importante missão musical e pedagógica: ministrar uma master class de regência e instrumentos de sopro em uma instituição pública de ensino superior em música da cidade.

A convite da instituição peruana, Franklin leva sua bagagem artística e pedagógica construída ao longo de anos de dedicação à música e à educação. “O objetivo principal da viagem foi realizar o master class, mas acabou se tornando uma experiência ainda mais rica com o contato com a Orquestra Sinfônica de Cusco, com quem pude trocar aprendizados e vivências”, relata o maestro.

Durante sua estadia, Franklin teve a oportunidade de acompanhar e colaborar com a Orquestra Sinfônica de Cusco em um concerto especial de Páscoa, realizado em homenagem à Semana Santa. “Foi um espetáculo muito bonito. Conversei bastante com o maestro local e com músicos da orquestra. Houve uma troca muito bacana de conhecimentos”, destacou.

O master class ocorreu na quarta-feira (16), e incluiu aulas de regência e técnicas para instrumentos de sopro com alunos da instituição. Franklin permanece em Cusco até o dia 22 de abril, retornando ao Brasil no dia seguinte.

Além da atividade pedagógica, a viagem também representa um passo importante para o fortalecimento de um intercâmbio musical entre Brasil e Peru. “Estou conhecendo a realidade da música aqui e abrindo portas para futuras trocas de ideias e experiências entre músicos e instituições dos dois países”, conclui o maestro.

Sobre o Maestro Franklin Ramos
Graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e em Música pela Escola Mozertum, Franklin é pós-graduado em Psicopedagogia e em Regência Orquestral. Foi aluno especial no curso de pós-graduação em Música da UNICAMP e formou-se em clarinete pelo Conservatório de Tatuí, sob a orientação do professor Ely Jacob Hessel.

Participou de festivais, seminários e master classes com renomados mestres do Brasil e do exterior, como Walter Boeykens (Bélgica), Marin Alsop (EUA), John Neschling e Louis Langree (França). Atualmente, é regente da Banda Marcial da Escola Santa Marcelina, da Fanfarra do Liceu Anglo e diretor da Orquestra Afro Pérola Negra, além de integrar a Orquestra Filarmônica da UNESP e a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu como clarinetista.

A presença de Franklin em Cusco representa não apenas o talento musical de Botucatu além das fronteiras, mas também o poder transformador da música na promoção da educação, da cultura e do diálogo entre os povos.

Por Elaine Abramides, para o Canal Cuesta Interativo

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...