Morre Papa Francisco, líder de hábitos simples que marcou a Igreja com reformas e inclusão

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos nesta madrugada (2h35 no horário de Brasília), conforme informou o Vaticano. Primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história, ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, deixando um legado de simplicidade, inclusão e diálogo com minorias.

Argentino de Buenos Aires, eleito em 2013 após a renúncia de Bento XVI, Francisco promoveu importantes reformas no Vaticano e defendeu os pobres e marginalizados. Mesmo admitindo que não desejava o cargo, tornou-se um dos papas mais populares da era moderna.

O líder da Igreja Católica, que ocupava o posto de 266º pontífice, passou por diversas internações recentes devido a infecções pulmonares.

Nos últimos meses, enfrentava problemas respiratórios. Diagnosticado com bronquite e posteriormente com pneumonia bilateral, foi internado várias vezes antes de falecer. Apesar da saúde debilitada, manteve a agenda de compromissos religiosos até onde foi possível.

Com uma postura acolhedora e linguagem acessível, Francisco buscou aproximar a Igreja dos fiéis e adaptar sua mensagem aos desafios do mundo contemporâneo.

Comunicado:
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado

Deixe seu Comentário